Verbetes relacionados:
Conceitualismo
Filosofia, roteiro de estudo
Maquiavel
Nominalismo
Objetivismo
Perspectivismo
Realismo
Universais


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Realismo, filosofia


vb. criado em 21/02/2014, 08h50m.

1. Epistemologia. Numa acepção, ^ é uma das respostas à querela dos Universais e aí se contrapõe ao Nominalismo. A pergunta é: gêneros e espécies são realidades subsistentes em si mesmas? O Nominalismo de Occam diz que não existem conceitos abstratos e universais, mas apenas termos ou nomes cujo sentido seria o de designar indivíduos revelados pela experiência [1]. O ^ diz que universalia sunt realia, os universais existem como realidades, situadas, no realismo extremado de Platão (o primeiro realista), num mundo suprassensível e inteligível. Numa visão mais moderada, Aristóteles admitia que os universais só existem na mente, se considerados como concepção; mas, enquanto res concepta, funcionalmente considerados, existem fora da mente e nos indivíduos mesmos, ou seja, têm pelo menos fundamentum in re, porque, senão, a ciência seria impossível ou baseada só na imaginação [2].

2. Epistemologia, Ontologia, [Metafísica] [2]. Numa segunda acepção, o ^ se contrapõe ao Idealismo, e isso em dois setores diferentes e independentes:

a. Na Epistemologia, o ^ afirma que o conhecimento é possível sem necessidade de supor que a Consciência impõe à Realidade conceitos ou Categorias a priori, ou seja, o contrário do que advoga o idealismo. Para o ^ gnosiológico, o que importa no conhecimento é o dado, não o posto (pela consciência ou pelo sujeito).

b. Na Ontologia ou [Metafísica], o ^ afirma que seres e fenômenos existem fora e independentemente da consciência, contradizendo o Idealismo de Descartes, Kant, Hegel, que defende a ideia de que a realidade é essencialmente algo não material [3], ou que o sujeito é quem constitui ao objeto, constitui a realidade: a realidade é aquilo que o sujeito constrói a partir de si [4].


Notas e adendos:

[1] D1996d.

[2] f. pr.: M64d.

[3] B2011f 180.

[4] Feinmann.